Wagner Moura e “O Agente Secreto” conquistam Globo de Ouro

O Agente Secreto. Foto: Brunow Camman.

“O Agente Secreto” foi duplamente vencedor no Globo de Ouro 2026, que aconteceu neste domingo (11/1) em Los Angeles (EUA). A premiação, com comissão julgadora formada por jornalistas de mais de 80 países, celebrou Wagner Moura como melhor ator de drama e o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho como melhor filme em língua não-inglesa. O fato inédito é a vitória de um brasileiro na categoria de melhor ator de drama.

Agora, Wagner Moura se une a Fernanda Torres como os únicos atores do Brasil a terem vencido premiações no Globo de Ouro. No ano passado, a filha de Fernanda Montenegro (que havia sido indicada por “Central do Brasil”) venceu como melhor atriz de drama com “Ainda Estou Aqui”. Já na categoria melhor filme de língua não-inglesa, é a segunda vez que o país pode comemorar com a estatueta: a primeira foi com “Central do Brasil”. O filme “Orfeu Negro”, de 1960, ganhou o prêmio, mas por ser uma co-produção com a França, o prêmio foi levado para o país europeu.

Em seu discurso, Wagner Moura elogiou a equipe e Kleber Mendonça Filho, e falou sobre os temas sensíveis de “O Agente Secreto”: “é um filme sobre memória e a falta dela, e um trauma geracional. Eu acho que se o trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem.”

Deixe um comentário